quinta-feira, 29 de abril de 2010

Aspectos gerais e morfológicos do fungo Rhizopus sp.




A divisão Zigomycetes apresenta aplanósporos (esporangiósporos imóveis) disseminados pelo vento. A reprodução sexual e caracterizada pela formação de zigósporo.
Os dois gêneros fitopatogenicos da ordem Mucorales, Choanephora e Rhizopus são parasitas fracos. O Rhizopus e um sapróbio habitante de solo, ocorrendo também em frutos, alimentos e outros materiais em decomposição.
Causa podridão em frutos e outros órgãos de reserva carnosos da planta, nas fases de pós colheita, durante o armazenamento, transporte e comercialização desses produtos.
Este fungo produz zigósporos através de seu ciclo sexual, os quais estão envolvidos na sua sobrevivência. E através do ciclo sexual que este fungo mantém continuamente na natureza.Os esporangiósporos facilmente disseminados pelo ar podem se depositar na superfície dos frutos ou outros órgãos de reserva onde germinam e penetram através de ferimentos.
O micélio que é haplóide desenvolve se no interior do hospedeiro, secretando enzimas pectinolíticas e celulolíticas, o que acarreta a desintegração dos tecidos e a podridão mole.
Novos esporângios são longos formados externamente a parti de esporangióforos tendo na base rizóides imersos no hospedeiro. A parti dos rizóides, desenvolvem se hifas aéreas, os estolões, que ao tocar o substrato formam novos rizóides e esporangióforos.
A reprodução de novos esporangiósporos completa o ciclo assexual, (BERGAMIM et al.,1995).



Figura 1. Aspectos morfológicos do Rhizopus sp. A. Estrutura do fungo observada pelo microscópio estereoscópico retirado do seu ambiente. B. Esporangióforos e esporângio. C. Visualização em detalhes do esporangióforo. D. Representação do esporângio e aplanósporos do fungo. E. Aplanósporos responsáveis pela reprodução do fungo. F. Estrutura de sustentação do fungo rizóides.

REFERERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A. Bergamim Filho.H. Kimati. L.Amorim. Manual de fitopatologia. Volume 1.princípios e conceitos. 3 edição. Editora Agronômica Ceres 1995 .São Paulo SP.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Postagens populares da Ultima Semana