quinta-feira, 15 de abril de 2010

Oídio causado por Microsphaera diffusa em folhas de soja (Glycine max)

O oídio sempre esteve presente nas plantas de soja cultivadas em casa-de-vegetação, em variedades tardias, ao final da safra.As observações de campo eram mais frequentes e severas na região sul e nas regiões altas do cerrado a partir da safra de 1996/97.
Sintomas: o fungo ataca toda parte aérea, porem onde se observa sintomas brancos e pulverulentos. Os sintomas apresentados pelo oídio podem variar de clorose, ilhas verdes manchas ferruginosas e cinzas. Em condições severas causa crestamento foliar podendo confundir com sintomas de crestamento de Cercospora.
Etiologia:o fungo Microsphaera diffusa é um parasita biotrófico.a identificação correta só é possivel atravez das estruturas de frutificação da fase teliomorfica os cleistotécio e seus apê
ndices. Cleistotécio imaturo , antes da formação dos apêndices apresenta coloração amarela clara e bege, com a maturação, escurecem apresentando coloração castanho-ferruginosa . No interior do cleistotécio são formados multiplos ascos, piriforme, que são liberados a partir do rompimento de sua parede, cada asco possui ascósporos amarelos e ovoides. O fungo produz micélio na superficie da planta atravez de austórios intracelulares nas células epidermais, a disseminação ocorre facilmente pelo vento, as condições que favorecem a ocorrência da doença são temperaturas amenas.

Controle:o método mais eficiente e econômico é a utilização de variedades resistentes. O controle quimico pode ser utilizado até o estadio R6, utilizando fungicidas registrados, a base de enxofre. A adubaçaõ equilibrada contribui na reduçaõ do impacto da doença.

André Cirilo de Sousa Almeida

BIANCHINI, A, MARINGONI, A.C.e CARNEIRO, S.M.T.P.G ; Doenças da soja(Glycine max ). KIMATI, H; AMORIM, L; REZENDE, J.A.M, BERGAMIN FILHO, A; CAMARGO, L.A.E; Manual de fitopatologia :Dença das plantas cultivadas, quarta Ed, Vol 2, pag 574-575 - Sáo Paulo: Agronômica Ceres : 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Postagens populares da Ultima Semana