quinta-feira, 15 de abril de 2010

“ASPECTOS GERAIS E MORFOLÓGICOS DO FUNGO Trichoderma sp.”


Patric V. Costa

Algumas espécies de Trichoderma têm sido estudadas com relação à sua capacidade competitiva com fungos fitopatogênicos, devido à sua rápida taxa de crescimento micelial e a um antagonismo direto, envolvendo enrolamento de hifas e penetração, com secreção de antibióticos deletérios ao fungos hospedeiros (Jeffries & Yoyng, 1994).
O fungo Trichoderma sp. afeta o desenvolvimento de B. bassiana e anisopliae, inibindo o crescimento micelial dos entomopatógenos, quando inoculado simultaneamente ou 48 horas após a inoculação dos fungos (Sorok et al., 1999).
O extrato de Trichoderma sp. altera o crescimento micelial e a conidiogênese de assiana quando adicionado na concentração de 5,0 mL de extrato 100 mL de meio de cultura, sendo que para M. anisopliae o extrato começa a atuar na concentração de um mL de extrato por 100 mL de meio de cultura (Sorok, et al., 1999).
Quando o fungo Trichoderma sp. foi inoculado simultaneamente com B. bassiana ou M. anisopliae, observou-se, na avaliação de 48 horas após a inoculação , que este fungo possui uma taxa de crescimento micelial muito rápida. Tanto no tratamento no qual foi inoculado isoladamente, como naqueles em que foi inoculado conjuntamente com os dois entomopatógenos, Trichoderma sp. já ocupava praticamente dois terços do espaço existente no meio de cultura, a partir da região central onde foi inoculado (SOROK, et al., 1999). Todo o trabalho foi realizado no Laboratório de Microbiologia do IF Goiano Campus Urutaí-GO.
No Rio Grande do Sul, a aveia-preta (Avena strigosa Schreb.) é uma das espécies forrageiras de inverno mais cultivadas e de maior importância econômica, com crescente utilização em sistemas de integração lavoura-pastagem, substituindo a cultura do trigo como alternativa de rotação. No entanto, tem se verificado baixa qualidade fisiológica e sanitária das sementes disponíveis aos produtores, sendo os fungos os mais numerosos e importantes fitopatógenos associados às sementes de cereais de inverno (Farias, et al., 2002).
Trichoderma é um importante fungo saprófita habitante do solo, e várias espécies são antagônicas a outros fungos e bactérias, incluindo fitopatógenos, principalmente aqueles com estruturas de resistência consideradas difíceis de serem atacadas por microrganismos e fungicidas (MELO, 1996).
Diversos produtos à base de Trichoderma têm sido comercializados no Brasil para uso em substrato de produção de mudas e tratamento de sementes (Cejas, et al., 2000).
O objetivo deste trabalho é apresentar aspectos gerais e morfológicos do fungo Trichoderma.
O trabalho foi realizado no Laboratório de Microbiologia do IF Goiano campus Urutaí.
O fungo foi retirado de um talo de madeira que foi levado à lupa para melhor visualização da retirada de fragmentos miceliais com estilete.
Depois da retirada do fungo colocou-se uma gota de corante azul-de-algodão na lamina para serem colocadas as estruturas de fungo, depois de pronto colocou uma lamínula encima da gota e vedou-se o preparado com esmalte sendo colocado por fim um adesivo para identificação do fungo.
Em microscópio ótico a lâmina foi analisada e o fungo foi identificado.Foram retiradas fotos usando a câmera digital Canonr® modelo Power Shot A580. Foi utilizado o programa Microsoft Office Picture Manager para a edição de imagem e o Power Point para elaboração e montagem da prancha.




REFERERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Scientia Agricola, EFEITO ANTAGÔNICO DE Trichoderma sp. NO DESENVOLVIMENTO DE Beauveria bassiana e Metarhizium anisopliae (Sorok,et al., vol.56 n.1): 1999.
MANZONI, C.G., BRAND S. C., CRUZ, J. L., MENEZES J. P., CAMARGO, R. F., BLUME, E., MUNIZ M. F. B. Tratamento sanitário de sementes de aveia-preta com trichoderma sp., extrato vegetal e agroquímico. Disponível em: < http://www.cori.unicamp.br/jornadas/completos/UFSM/TRATAMENTO%20SANITARIO%20DE%20SEMENTES%20DE%20AVEIA-PRETA.doc.>, acessado em novembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Postagens populares da Ultima Semana