segunda-feira, 25 de outubro de 2010

DESCRIÇÃO MICOLÓGICA “ASPECTOS GERAIS E MORFOLÓGICOS DE Diachorella sp”. Douglas Pinheiro, Milton L. Paz Lima

1 INTRODUÇÃO


O gênero Diachorella sp. Apresenta a seguinte morfologia; micélio imerso, ramificado, septado e hyalino. Conidiomas epidérmica apresenta coloração preta, grande e irregular, muitas vezes confluente, applanate, composto de uma camada basal hialina, angular de textura e paredes finas, e as paredes das células são adjacentes e a parede inferior da epiderme é espessada de coloração marrom escuro ao preto, agora a parede superior constituído por uma fina camada de pseudoparenchyma de coloração marrom escuro e preto. Ostiolo deiscência, ausente por fissuras longitudinais e irregulares. Conidióforos suas ramificações encontra-se apenas no hialina base de paredes finas, cilíndricas, cônicos ou inflados em direção ao ápice formado a partir de células de cima da parede inferior células conidiogenicas enteroblastica polyphialidica integrada ou discreta, indeterminado, hialinos e lisos, com 1 a 2 aberturas perto da ponta colarete e periclinais e tambem seu espessamento é marcado. Conidios hialinos, asseptados, liso, sua base é obtusa de parede fina muitas vezes são irregulares, possui o ápice prolongado em umas filiformes, irregular e ramificado ao apêndice celular. (Sutton ,1980).

Dentro do gênero Diachorella sp. foram identificadas sete espécies diferentes (Diachorella caraganae, D. dialii, D. lathyri, D. onobrychidis, D. onobrichydis f. caraganae, D. onobrychidis f. lathyri, D. thuemenii). (Index fungorum, 2010)

Nao foi observado nenhum tipo de doença em seres humanos causada pelo gênero do fungo Diachorella sp. (Vidotto, 2004).

MATERIAIS E MÉTODOS

O trabalho foi realizado no laboratório de microbiologia do IF Goiano- campus Urutaí.

As estruturas fúngicas foram retiradas de uma semente de pau terra da folha miúda (Qualea Parviflora.) submetidas a condições de câmara úmida.

Utilizando microscópio estereoscópico analisaram-se os materiais para identificação das estruturas morfológicas fúngicas para conseguir identificar e coletar a estrutura do fungo, o nosso próximo passo foi depositar o corante azul de algodão na lâmina e depois se retirou estruturas fungicas da semente e depositou sobre uma gota de corante, logo em seguida depositou-se a lamínula e vedou-se com esmalte.

Após a montagem a lâmina foi levada para visualização em microscópio ótico e registro microfotográfico.

Comparamos as estruturas observadas com estruturas escritas em literatura para identificar o gênero ao qual o fungo pertence. Nesse trabalho o fungo identificado pertenceu ao gênero Diachorella sp.

Também foram realizados microfotografias em microscópio estereoscópico. Os registros macro e microfotográficos foram realizados utilizando a câmera digital modelo Kodak Easy Share C613.


RESULTADOS E DISCUSSÃO


Figura1: Aspectos morfológicos do gênero Diachorella sp : Semente do pau terra da folha miúda (Qualea parviflora) com presença das estruturas fúngicas; (Figura A, B e C). Estruturas fúngicas conídios flagelados (Figura D, E e F).


LITERATURA CITADA


SUTTON, B. C. The Coelomycetes commonwealth mycological institute kew, surrey, England (1980).

INDEX FUNGORUM Disponível em: acessado em Outubro 2010.

VIDOTTO V. Manual de Micologia Médica (2004).

10 comentários:

  1. Sou Caullius da turma de tecnologo em gestão Ambiental.
    Está faltando a descrição micologica.

    ResponderExcluir
  2. João Marcos TGA
    A literatura citada não esta em ordem alfabética.

    ResponderExcluir
  3. Melhorar mais a prancha ,faltando a descriçao da mesma.

    ResponderExcluir
  4. Bruna curso Tecnologo em Gestão Ambiental
    Pouca literatura citada.

    ResponderExcluir
  5. Diego Araújo TGA.
    Não há descriçao da prancha, e nota-se erros na digitação.

    ResponderExcluir
  6. Guilherme Araujo TGA.

    Não tem o nome do curso.

    ResponderExcluir
  7. Sou Sabrina Pasetto, academica do curos de Tecnologia em Gestão Ambiental, introdução muito pequena, sem muita interação no assunto.

    ResponderExcluir
  8. Charles p de Sousa: introdução pequena e falta conclusão.

    ResponderExcluir
  9. Sou Tatiane do curso de TGA, faltou a descrição micologica, só tem a legenda da foto.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Postagens populares da Ultima Semana