terça-feira, 4 de junho de 2013

Trabalho de Conclusão de Curso de Walisse Resende Ribeiro - Avaliação da resistência a ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi) em acessos tardios, semi-tardios e precoces de soja (Glycine max).

RIBEIRO, W.R. Avaliação da resistência a ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi) em acessos tardios, semi-tardios e precoces de soja (Glycine max). Trabalho de Conclusão de Curso. 44 p. 2012.

Recentemente a ferrugem-asiática (Phakopsora pachyrhizi), tem sido uma das mais importantes doenças da cultura da soja. A busca de cultivares resistentes e/ou tolerantes é um importante componente do emprego de táticas de manejo integrado. O objetivo deste trabalho foi avaliar a resistência de genótipos ciclo semi-tardios, médios e precoces de soja pertencentes ao Programa de Melhoramento de Soja da UFU à ferrugem-asiática. Cinquenta e cinco genótipos de soja foram cultivados na safra 2011-2012 na Estação Experimental da Fazenda Palmital do Instituto Federal Goiano - câmpus Urutaí. O experimento foi em blocos casualizados com três repetições, sendo considerada como unidade experimental cada parcela (2x5 m; 18 plantas por metro linear). As avaliações da severidade da doença foram feitas através da escala diagramática. Avaliou-se a severidade a partir dos 27 dias após o plantio (dap), intercalando sete dias de avaliação (13 avaliações). Os genótipos foram classificados em três classes de reação (R resistentes, I intermediários e S suscetíveis). Rejeitou-se a hipótese de nulidade para fator genótipo, dias e interação. Dos acessos precoces que apresentaram os menores períodos de incubação foram 12, 17 e 09 (76 dap) e os que apresentaram estatisticamente as maiores médias de severidade da doença foram 24, 6 e 8. Dos acessos tardios, como esperado, aqueles apresentaram os menores períodos de incubação foram 06, 04 e 22 (83 dap), e pelo teste Tukey, os que apresentaram as menores médias de severidades da doença foram 30, 17, 26. As informações a respeito das classes de reação de genótipos de soja a P. pachyrhizi, representam uma valiosa informação no d’esenvolvimento de cultivares resistentes em programas de melhoramento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Postagens populares da Ultima Semana