segunda-feira, 15 de julho de 2013

Trabalho Acadêmico: Sintomatologia, epidemiologia e controle de Actinomadura sp.



Moysés Gonçalves Campos
Acadêmico do Curso de Ciências Biológicas




INTRODUÇÃO

Micetomas são infecções crônicas da pele e tecidos subjacentes causadas por fungos (eumicetomas) ou bactérias (actinomicetomas e botriomicose). São caracterizados por aumento do volume da área afetada e múltiplas fístulas por onde são eliminados grãos que contêm o agente.(RENATO e MELO, 1975).
No Brasil, os principais agentes etiológicos dos eumicetomas são Acremonium sp e Madurella grisea. Actinomicetomas são causados por bactérias endógenas anaeróbias (Actinomyces israelli e Actinomyces bovis) ou aeróbias (Actinomadura sp, Nocardia brasiliensis e Streptomyces sp).
Serão demonstrados os aspectos biológicos relativos a bactéria Actnomadura sp, sendo esta um actinomiceto aeróbio, com filamentos na forma de micélio, Gram-positiva, descrita a partir do século XIX.
            O objetivo deste trabalho foi apontar aspectos relacionados a sintomatologia, epidemiologia e controle de Actinomadura sp.

DESENVOLVIMENTO:

Sintomas:
            Ocorrência de formação de grânulos brancos amarelados que podem ser vistos macroscopicamente. Estes grãos são pequenas formações arredondadas que medem cerca de 0,5 a 2 mm de diâmetro  e que correspondem a micro colônias, sendo infecções crônicas da pele e tecidos subjacentes, caracterizadas pelo aumento de volume da área afetada e múltiplas fístulas que secretam-se. Geralmente acometem os pés, mas podem ocorrer também em regiões inferiores das pernas, nas mãos e ombros, porém raramente em outros lugares do corpo. As lesões crescem rapidamente, são inflamatórias, destrutivas e invasivas, podendo acometer estruturas ósseas precocemente. (LACAZ, 1984).

Epidemiologia:
            Ocorre principalmente em homens que trabalham em áreas rurais, como lavradores e cuidadores de animais, tipicamente de países tropicais como Índia e Tunísia. Os organismos geralmente estão presentes no solo, na forma de grãos, que são introduzidos nos doentes através de lesões de continuidade da pele, podendo ser causadas por espinhos, pedras ou farpas de madeira. As infecções são frequentes em pacientes com imunocomprometimento grave; nesses a predisposição dá-se em indivíduos submetidos a terapias imunossupressivas, portadores de doenças neoplásticas, como doenças brônquio-pulmonares  crônicas, com AIDS e indivíduos transplantados. O período de incubação é incerto, provavelmente variando de dias a semanas, e não há relatos de transmissões de pessoas para pessoas. Ou de animais para humanos. (LACAZ,1984).

Tratamento/controle:
            Terapia antibiótica combinada com sulfametoxazol/trimetropina e dapsona por dois anos, ou sulfametoxazol/trimetropina em monoterapia, inicialmente parental. Em pacientes alérgicos às sulfas emprega-se a minociclina. Em indivíduos que não respondam as sulfonamidas, acresentam-se aminacina, imipenem, ou doses elevadas de ampicilina. As vezes faz-se necessária a drenagem cirúrgica dos abcessos, além de antibióticoterapia. (RENATO e MELO, 1975).

CONCLUSÃO:
             
A bactéria Actinomadura sp é normalmente encontrada nas camadas superficiais do solo de países tropicais e subtropicais, afetando comumente áreas rurais, sendo patológica para o ser humano com infecções cutâneas e destrutivas que podem se espalhar até os ossos. O tratamento é a base de antibióticos e deve ser começado o mais rápido possível, devido a gravidade de infecções. A prevalência de pacientes imunossuprimidos (AIDS, transplantados, doenças autoimunes) tem favorecido o aumento de casos de micoses profundas atualmente.
 [ 1 ].

LITERATURA CITADA:

LACAZ, C. S. ; PORTO, E. ; MARTINS, J.E.C. Micologia médica: fungos, actinomicetos e algas de interessemédico. 7 ed. São Paulo: Savier, 1984.
TRABULSI, R. L. ; ALTERTHUM,  F. Microbiologia 5. ed. São Paulo: Atheneu, 2008.
RENATO,  C. & MELO, I.S. Micetoma por Actinomadura sp. Relato de um caso. Rev. Pat. trop., 4: 49-52, 1975.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Postagens populares da Ultima Semana