terça-feira, 10 de julho de 2012

Paródias em Melhoramento de Plantas - 1-2012


Título Original: Nada Sei (apneia)
Autor Original: Kid Abelha
Título da paródia: Tudo sei (quem você será)
Autores da paródia: Alicionon Caetano, Isadora Canêdo, Janaína Lopes

Tudo sei, alogamia
Aprendo com você
Que o pólen fecunda outro estigma
Sigo a saber...
E que são dividas
Em monóicas e dióicas
E que homozigotos
Possuem locos iguais...
Dominante, recessivo
Sempre de olho
Com os alelos
Eles representam,
quem você será...
Representam
quem você será...
Tudo sei, de autógamas
São as mais comuns
Que suas plantas, suas sementes
Sofrem SSD
Nesse assunto, os segundos
Insistem em passar
E o tempo que passa
Eu to só pra melhorar...
Dominante, recessivo
Sempre de olho
Com os alelos
Eles representam,
quem você será...
Representam
quem você será...
Dominante, recessivo
Sempre de olho
Com os alelos
Dominante, recessivo
Sempre de olho
Com os alelos
Eles representam,
quem você será...
Representam
quem você será...



Título Original do Poema: Canção do Exílio
Autor Original do Poema: Gonçalves Dias
Título da paródia: Canção do Melhoramento
Autores da paródia: Ilana Reis, Lucas Philippi Paim e Telismar Sousa

Minha terra tem palmeiras 
onde eu posso melhorar,
no cruzamento interespecífico,
alta variabilidade vou encontrar. 

Nosso, é o centro de origem
Nossas plantas são mais adaptadas
Sem mudanças no pool gênico
As palmeiras serão melhoradas


Na mutação o caminho é rápido,
Mas na seleção natural também há de chegar
Minha Terra tem palmeiras 
Onde eu posso melhorar

Minha Terra tem poliploidia
que tais não encontro eu cá,
vulnerabilidade genética tenho aqui
e germoplasma tenho lá
Minha terra tem palmeiras
onde eu posso melhorar.

Não permita Deus que eu morra
sem o melhoramento terminar,
sem que eu desfrute dos primores
que não encontro por cá
sem que ainda aviste as palmeiras
que eu irei melhorar



Título original da música: Eu quero Tchu, eu quero Tcha
Autor original da música: João Lucas e Marcelo
Título da paródia: Reprodução com Tchu Tcha Tcha
Autores da paródia: Jéssica Rodrigues de Mello, Jordana de Jesus Santos Pereira, Wanessa de Carvalho Resende

Eu quero tchu, eu quero tcha
Eu quero tchu tcha tcha tchu tchu tcha
Tchu tcha tcha tchu tchu tcha (2x)
Cheguei na escola doidinha pra estudar
A Jordana tá no clima, a Wanessa quer ensinar
A Jéssica me chamou e disse reprodução assexual vamos estudar
O que é apoximia eu vou te ensinar..

É um clone superior, mitose não realizou
No alho explodiu, na cana já bombou
Mitose realiza e os melhoristas vão pirar
Então faz o tchu tcha tcha, que apoximia é clonar..

Com melhoramento...

Eu quero tchu, eu quero tcha
Eu quero tchu tcha tcha tchu tchu tcha
Tchu tcha tcha tchu tchu tcha (2x)

Cheguei na escola fui no professor perguntar
Professor o que meiose, reprodução sexual quero estudar
Ele me disse a meiose uma nova planta vai formar
Perguntei como isso acontece, ele disse eu vou te explicar..

É uma reprodução sexual, que as alógamas realizou
Nas autógamas explodiu, intermediárias já bombou..
Os melhoristas tudo faz e a planta vai formar...
Então faz o tchu tcha tcha, que o negócio é estudar..

Estudar melhoramento...
Eu quero tchu, eu quero tcha
Eu quero tchu tcha tcha tchu tchu tcha
Tchu tcha tcha tchu tchu tcha (2x)"





Título da canção original: Versos Íntimos
Autor da canção original: Augusto dos Anjos
Título da paródia: Cruzamentos Íntimos
Autor da paródia: Cássio Nichikaua, Odilon Correia, Emílio França

Vês, o cruzamento estava a sua espera
Mostre seu estigma e eu abro minha antera
Teremos alogamia e heterose

Limita-te somente a tua própria esfera
Autofecundação da oosfera
Autogamia e homozigose

Sou de um genótipo, não muito qualificado
Pouco produtivo e pouco adaptado
 a mão que planta é que faz a seleção

Se não tens algum gene ainda viável
De algum caráter favorável
Irá pra um banco de conservação.



Titulo original: Canção do exílio
Autor original: Gonçalves Dias
Titulo da paródia: Canção do melhoramento
Autores da paródia: Higor ferreira, Lucas da silva


Minha terra tem lavouras,
Onde muitas cultivares se tem,
Cada uma com uma finalidade,
algumas nem produção boa tem.

Produtividade, qualidade, resistência,
se busca o melhoramento,
Para isso cruzamentos e retrocruzamentos,
são feitos a todo momento.

O milho Bt trás economia e produção,
isso se bem cuidado for,
mas caso contrário,
cresce uma planta sem vigor.

Todas as espécies vieram da evolução,
O homem cuidou da introdução e aclimatação,
matando a fome de grande parte da população.

Minha terra tem lavouras,
Onde muitas cultivares se tem,
Cada uma com uma finalidade,
algumas nem produção boa tem.


Título Original: Soneto do amigo
Autor Original: Vinicius de Moraes
Título da paródia: Melhoramento Reencontrado
Autor da paródia: Marco Antonio de Resende Moraes.

Enfim, depois de tanto erro passado 
Tantos estudos, tanto perigo 
Eis que ressurge o melhoramento de plantas 
Nunca perdido, sempre reencontrado.

É bom produzir mais, ter melhor qualidade
Com resistência sobre patógenos
Sempre bonitos e com alta produtividade 
E como sempre buscando melhorar.
Uma planta assim busco plantar 
Sabendo o quanto vou ganhar 
E o histórico de produtividade entender.

Melhoramento: produzir menos em menor área
Que trás benefícios para o produtor
E o dinheiro da conta multiplicar.



Título da paródia: Juntos pela hibridação
Autor da paródia: André Rodrigues Reitjens, Edvan Brain Muller e Robson Martins de Oliveira.
Nas plantas de tuas terras
Vejo a seleções dos meus cruzamentos

Linhas cruzadas, melhoradas,
Que na produção e esperada

Sim te exploramos,
Porém barreiras vegetais encontramos

Mutações enxergamos,
Mas não desanimamos.

Genótipos encontramos,
Sorri, passamos.

Porém esse dia foi marcado,
com o fruto duplicado.

Caminhamos então,
Juntos pela hibridação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Postagens populares da Ultima Semana