sábado, 21 de agosto de 2010

Distribuição espacial de Sclerotium rolfsii em genótipos de feijoeiro


1SALES, A.M., 2PAZ LIMA, M.L.

1UEG - Universidade Estadual de Goiás campus Ipameri, CEP 75780-000, Ipameri, GO, 2Instituto Federal Goiano campus Urutaí, CEP 75790-000, Urutaí, GO.



A podridão-do-colo causada por Sclerotium rolfsii, ocorre freqüentemente em todas as regiões produtoras do feijoeiro-comum no País. As perdas são significativas e registradas em solos leves, com umidade próxima à capacidade de campo e com elevada densidade de inóculo. O objetivo do trabalho foi avaliar a distribuição espacial da fonte de inóculo de S. rolfisii em campo de avaliação de germoplasma de feijão. Genótipos oriundos da Embrapa Arroz a Feijão foram semeados em área experimental do IF Goiano Urutaí, GO. Os genótipos foram introduzidos em 30 quadrantes, constituídos de cinco linhas por bloco, em um delineamento inteiramente casualisado. Os genótipos foram avaliados utilizando um índice de doença que constitui-se da amplitude de zero a cinco, e esta corresponde a % de plantas mortas nas 5 linhas dos quadrantes que contém os genótipos. Foram realizadas cinco avaliações com intervalos de sete dias por um período de 47 dap. Os blocos foram divididos em quadrantes sendo identificados pelas variáveis independentes X1 e X2, e a variável dependente foi composta pelos valores de índice de doença. Os mapas de distribuição espacial construídos a partir dos valores de AACPD indicaram que os focos de doenças no campo experimental surgiram a partir de quatro pontos localizados nas bordaduras da área experimental. Através da distribuição espacial da doença aliado a resistência genética dos hospedeiros a área experimental apresenta uma distribuição desuniforme do inoculo, não sendo um local adequado para verificação de comportamento de resistência entre genótipos.


Trabalho Apresentado no 43o. Congresso Brasileiro de Fitopatologia: sales, m.l., PAZ LIMA, M.L. Distribuição espacial de Sclerotium rolfsii em genótipos de feijoeiro. Tropical Plant Pathology 35(suplemento):s150. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Postagens populares da Ultima Semana