sábado, 21 de agosto de 2010

Sanidade, fisiologia e verificação da transmissibilidade de fungos associados a sementes, frutos e inflorescências de plantas do Cerrado


ROSA, F.O.¹;SEVERO, V.R.S¹.; GUIMARÃES, G.R.¹;GONÇALVES, L.E.N².; PAZ LIMA, M.L.¹.

¹Instituto Federal Goiano campus Urutaí, CEP 75790-000, GO. ²Universidade Estadual de Goiás, CEP 75780-000





O objetivo deste trabalho é verificar o relacionamento de patógenos a espécies de plantas nativas do Cerrado. Amostras de inflorescências, frutos e sementes de 45 plantas foram coletadas na região de Ipameri, GO e Urutaí, GO. As amostras foram submetidas a assepsia superficial e aplicação do “Blotter Test” por um período de avaliação de 15 dias. Com o auxílio do microscópio estereoscópio preparou-se lâminas semi-permanentes para identificação dos patógenos. As sementes que germinaram foram plantadas em telado, e estas foram monitoradas quanto ao aparecimento de sintomas. Foram identificados 38 gêneros fúngicos, dentre estes merecem destaque Aspergillus sp., Fusarium sp. e o Trichoderma sp., por sua maior freqüência. Dentre os fungos fitopatogênicos de maior importância foram identificados Rhizoctonia sp., Fusarium sp., Colletotrichum sp. e Curvularia sp. Nas mudas obtidas das sementes oriundas do “Blotter Test” não observou-se a presença de sintomas de patógenos veiculados pela sementes. Contudo em Bauhinia unguiculata houve a infecção por Oidium sp. (fonte de inoculo aéreo). A diversidade de microrganismos associados e o diferencial de germinabilidade expressos pelos materiais coletados explicam importantes interações ecológicas entre plantas e microrganismos.

Trabalho Apresentado no 43o. Congresso Brasileiro de Fitopatologia: ROSA,F.O., GUIMARAES, G.R.,SEVERO, V.R.S., GONÇALVES, L.E.N., PAZ LIMA, M.L. Sanidade, fisiologia e verificação da transmissibilidade de fungos associados a sementes, frutos e inflorescências de plantas do Cerrado. Tropical Plant Pathology 35(suplemento):s176. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Postagens populares da Ultima Semana