sábado, 21 de agosto de 2010

Oidium sp. em folhas de unha-de-boi (Bauhinia unguiculata) no Brasil


GONÇALVES, L.E.N¹, SILVA, F.H.², ROSA, F.O.2, PAZ-LIMA,M.L.²,

¹Universidade Estadual de Goiás, UEG, CEP75780-000, Ipameri, GO, ²Instituto Federal Goiano campus Urutaí, IFG, CEP 75790-000, Urutaí, GO. E-mail: fitolima@gmail.com

A unha-de-boi (Bauhinia unguiculata-Fabaceae) é uma planta de ocrrência em planícies aluviais úmidas ou início de encostas, distribuída no Brasil, nos Estados do RJ, MG até RS. Representa uma planta descídua/semidescídua, heliófila e representa um marcador da fitofisionomia Floresta Pluvial Atlântica. O objetivo deste trabalho é identificar e registrar a ocorrência de Oidium sp. incidente em unha-de-boi. No Laboratório de Microbiologia do IFGoiano amostras de folhas apresentando sintomas de oídio foram coletadas sob condições naturais e viveiro. Os sinais do agente etiológico foram coletados pelo método de “pescagem direta” e “cortes histológicos” utilizando microscópio estereoscópico, sendo as lâminas semi-permanentes fixadas em solução contendo azul-de-metileno. Realizou-se os registros macro e microscópicos das estruturas morfológicas. O patógeno foi identificado em ambas as faces foliares, sendo também observada clorose generalizada no limbo foliar. Seu micélio é pouco abundante e pulverulento. O fungo apresenta conidóforo flexuoso, sua célula-pé é ampuliforme e evidente. Atualmente são descritas quatro espécies de Oidium sp. para o gênero Bauhinia sp.: O. caesalpiniacearum na Índia, O. corrientense na Argentina, O. bauhiniae na África do Sul e O. bauhiniicola na Alemanha. Este é o primeiro registro de ocorrência de Oidium sp. em Bauhinia unguiculata no Brasil.

Trabalho Apresentado no 43 Congresso Brasileiro de Fitopatologia: GONÇALVES, L.E.N., SILVA, F.H., ROSA, F.O., PAZ LIMA, M.L. Oidium SP. em folhas de unha de boi (Bauhinia unguiculata) no Brasil. Tropical Plant Pathology 35(suplemento):s172.2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Postagens populares da Ultima Semana