Mateus dos Santos Oliveira |
João Victor Ferreira Cambréa |
JUSSARA PEREIRA BASTOS |
Leandra Aparecida de Oliveira |
Esta página está sob responsabilidade do professor Dr. Milton Luiz Paz Lima, maiores considerações aponte comentários nas publicações sinta-se a vontade para escrever para milton.lima@ifgoiano.edu.br
A quantificação da severidade de doenças de plantas é uma das partes fundamentais para seja possível realizar uma correta interpretação de estudos com o intuito de controle e epidemiologia. As medidas de quantificação mais utilizadas é a incidência e a severidade.
A quantificação da incidência dada como simples e rápida quando comparada com a da severidade, esta por sua vez é adequada a doenças de solo, viroses sistêmicas e doenças que geram dano direto ao produto final (VALE et al., 2004). A severidade que pode ser definida quanto a porcentagem da área ou volume de tecido que está coberto por sintomas (AMORIM, 1995). A decisão sobre qual tipo de medida utilizar dependerá das características da própria doença e do tempo disponível para a avaliação.
No vídeo abaixo é realizada a comparação de dois softwares virtuais de quantificação da severidade de determinadas doenças observadas em folíolos de soja (Glycine max). ASSESS 2.0 software criado pela APS pago e de outro lado o software estatístico R.