terça-feira, 24 de agosto de 2021

Mapa Mentais Alunos de Fitopatologia I (1-2021)


 

Mateus dos Santos Oliveira
João Victor Ferreira Cambréa
JUSSARA PEREIRA BASTOS

Leandra Aparecida de Oliveira

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Quantificação de Severidade Fitossanitária

     quantificação da severidade de doenças de plantas é uma das partes fundamentais para seja possível realizar uma correta interpretação de estudos com o intuito de controle e epidemiologiaAs medidas de quantificação mais utilizadas é a incidência e a severidade. 

    A quantificação da incidência dada como simples e rápida quando comparada com a da severidade, esta por sua vez é adequada a doenças de solo, viroses sistêmicas e doenças que geram dano direto ao produto final (VALE et al., 2004). A severidade que pode ser definida quanto a porcentagem da área ou volume de tecido que está coberto por sintomas (AMORIM, 1995). A decisão sobre qual tipo de medida utilizar dependerá das características da própria doença e do tempo disponível para a avaliação.

    No vídeo abaixo é realizada a comparação de dois softwares virtuais de quantificação da severidade de determinadas doenças observadas em folíolos de soja (Glycine max). ASSESS 2.0 software criado pela APS pago e de outro lado o software estatístico R.



Referências: 

AMORIM, L. Avaliação de doenças. In: MANUAL de fitopatologia: princípios e conceitos. 3. ed. São Paulo: Ceres, 1995. v. 1, p. 647–671. 

VALE, F. X. R. do; JESUS JUNIOR, W. C. de; LIBERATO, J. R.; SOUZA, C. A. de. Quantificação de doenças e do crescimento do hospedeiro. In: EPIDEMIOLOGIA aplicada ao manejo de doenças de plantas. Belo Horizonte: Perfil, 2004. p. 91–121.





Seguidores

Postagens populares da Ultima Semana