Microtúbulos são formados pela polimerização da proteína tubulina. Subunidades alfa e beta da tubulina formam dímeros que, por sua vez, formam filamentos delgados. Os microtúbulos têm especial importância na constituição do fuso mitótico, promovendo a separação das cromátides irmãs.
A tubulina é um dos vários membros de uma pequena família de proteínas globulares. Os membros mais usuais da família da tubulina são a α-tubulina e a β-tubulina, que são as proteínas que compõem os microtúbulos. Cada uma delas tem um peso molecular de aproximadamente 55 kDa. Os microtúbulos são formados por dímeros de α- e β-tubulina. Estas subunidades são ligeiramente acídicas, com um ponto isoeléctrico entre 5,2 e 5,8.
Desde há muito se julgava que a tubulina era específica dos eucariotas. No entanto, foi demonstrado recentemente que a proteína FtsZ que participa no processo de divisão celular procariótico tem relação evolutiva com a tubulina.
Abaixo segue uma listagem da classificação dos fungicidas de que seu mecanismo de ação age sobe a beta tubulina, divisão celular fúngica e mitose: