sexta-feira, 30 de junho de 2023

Ferrugens heteroécias: exemplos

 

As ferrugens de ciclo heteroécias são um grupo de fungos que possuem um ciclo de vida complexo, com diferentes fases e hospedeiros. Essas ferrugens requerem dois hospedeiros distintos para completar seu ciclo reprodutivo. Aqui estão alguns exemplos de espécies de ferrugens heteroécias em plantas:

  1. Puccinia graminis: Também conhecida como ferrugem-negra do trigo, é uma das ferrugens mais conhecidas e devastadoras nas culturas de trigo e cevada. O ciclo de vida do Puccinia graminis envolve o trigo como hospedeiro primário e várias espécies de gramíneas selvagens, como o berço-do-campo (Berberis spp.), como hospedeiros secundários.


  2. Puccinia striiformis: Essa ferrugem é conhecida como ferrugem-amarela do trigo. O ciclo de vida do Puccinia striiformis envolve o trigo como hospedeiro primário e várias espécies de gramíneas selvagens, como as festucas (Festuca spp.), como hospedeiros secundários.


  3. Puccinia sorghi: Essa ferrugem afeta o milho (Zea mays) e tem um ciclo de vida complexo. O hospedeiro primário é o milho, enquanto várias espécies de capins, como o capim-marmelada (Balsamorhiza spp.), atuam como hospedeiros secundários.


  4. Puccinia recondita: Também conhecida como ferrugem-parda do trigo, essa ferrugem afeta várias espécies de trigo e cevada. O ciclo de vida do Puccinia recondita envolve o trigo como hospedeiro primário e outras plantas, como o capim-rabo-de-gato (Aegilops spp.), como hospedeiros secundários.

Esses são apenas alguns exemplos de espécies de ferrugens heteroécias em plantas. Existem muitas outras espécies que apresentam ciclos de vida semelhantes, com hospedeiros primários e secundários distintos. Essas ferrugens podem causar danos significativos nas culturas agrícolas e exigem medidas de controle para minimizar seus impactos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Seguidores

Postagens populares da Ultima Semana