sexta-feira, 10 de maio de 2013

Métodos usados para diferenciação e identificação de fungos pertencentes ao grupo Phoma sp.



Tradução: Milton Luiz da Paz Lima
Capítulo 4. - The methods used for differentiation and identification. BOEREMA, G.H., GRUYTER, J. NOORDELOOS, M.E., HAMERS, M.E.C. Phoma identification manual - diferentatiation of specific and infra-specific taxa in culture. CABI Publishing, London, UK, 2004.



Observações in vivo: estruturas da parede, sinanomorfos e teleomorfos
                As características morfológicas das espécies de Phoma representam o primeiro passo decisivo para identificação de espécies. Sendo de imediata a indicação da seção(s) o qual a espécie pode ser agrupada.
                A estrutura da parede e a forma do picnídio in vivo são essenciais para diferenciação da seção Plenodomus. Os picnídios foram também utilizados em estudos de conidiogênese e septação conidial em Phoma spp. A estrutura da parede que recobre o picnídio do tipo scleroplectoparenquimatosa ou pseudoparenquimatosa foram estudadas em cortes histológicos finos e grossos realizados em micrótomo de congelamento.Os cortes grossos foram corados com Iodina lugol (JKJ), sendo mediante coloração que as paredes scleroplectoparenquimatosa torna-se vermelha por adsorção da iodina. Já para espécies que apresentam parede pseudoparenquimatosa não demonstra coloração, mas em alguns casos o conteúdo interno das células tornam-se vermelhos (em muitos casos de espécies pertencentes a seção Sclerophomella).
                As descrições de Stagosporopsis sinanomorfos de espécies na seção Heterospora e teleomorfos de Didymella, Leptosphaeria, Mycosphaerella e Pleospora, pertencentes a outras seções poderiam ser observados in vivo. Sua relação com anamorfos de Phoma com crescimento em meio de cultura, foram obtidas baseadas em estudos comparativos de isolados.

Seguidores

Postagens populares da Ultima Semana